segunda-feira, 10 de agosto de 2009

VISITA E ACOMPANHAMENTO DAS PRÁTICAS 1


C.E.ALCINDA LOPES
PEREIRA PINTO
Data: 29/04/2009

Professores cursistas:
Alba Lívia T. do Carmo
Marily D. de Figueiredo




As professoras, num processo interdisciplinar, desenvolveram várias atividades que culminaram com uma apresentação que reuniu toda a comunidade escolar, pais, convidados que foram entrevistados e deram emocionantes e emocionados depoimentos.
Foram apresentadas as seguintes atividades: leitura de textos literários, declamação, entrevistas com profissionais de diferentes áreas de atuação (e ex-alunos da escola) , o varal de poesia e de releituras da obra O lavrador de café – de Portinari, um coral de alunos que cantou, entre outras, uma música da autoria da professora-cursista.
Houve ainda uma projeção de interessante slides sobre o tema – TRABALHO. Como formadora, apresentei o programa e falei dos objetivos do Gestar II e a Gerente de Ensino da CRNoF I fez uso da palavra para falar da importância do programa para a Educação.
Os professores mostraram preocupação em planejar atividades interdisciplinares para atender ao interesse dos alunos que participaram ativamente e com empenho das apresentações.















































quinta-feira, 6 de agosto de 2009

RELATO DE OFICINA

OFICINA 7

SEMED – CRNoF I
BOM JESUS DO ITABAPOANA - RJ
DATA: 03/06/2009
TP4 UNIDADE: 14

TÍTULO DA UNIDADE: 13 - Leitura, escrita e cultura
14 - O processo da leitura

CONTEÚDOS: Relação entre cultura e os usos sociais e funções da escrita.
Implicações do conceito de leitura adotado para o ensino e aprendizagem. O ato de
ler

O estudo e reflexões a respeito da prática de leitura e escrita foram estimulantes. A leitura de textos e a discussão sobre letramento proporcionou questionamentos e propostas de mudança em relação a algumas práticas pedagógicas.
Muito boas as colocações de alguns cursistas em relação ao que se faz e ao que deve ser feito.
O trabalho com o texto CIDADEZINHA QUALQUER de C.D.A foi analisado oralmente e o grupo se dividiu em duas equipes para elaborar as atividades.
Propuseram as seguintes atividade:
a) interpretação de texto;
b) produção de texto poético;
c) produção de texto informativo sobre a cidade;
d) produção de texto publicitário – propaganda para turismo;
e) ilustração do texto;
f) debate sobre o tema: CIDADE IDEAL.
g) elaboração de um mural sobre a cidade.
A partir da multiplicidade de ideias, o grupo constatou que esta é uma prática que pode ser utilizada com vários e diferentes textos, literários ou não. A avaliação que fizeram da oficina, é de que foi muito boa, pois possibilitou pensar, planejar em conjunto as práticas pedagógicas o que é muito enriquecedor.

Durante a oficina, em um ambiente de alegria e descontração, as cursistas Alba Lívia e Silvânia Baita fizeram um “repente” sobre situações vividas na sala.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RELATO DE OFICINA

OFICINA 6

SEMED – CRNoF I
BOM JESUS
DO ITABAPOANA - RJ

DATA: 20/05
TP3 UNIDADES: 11/12

TÍTULO DA UNIDADE: Tipos textuais / A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
CONTEÚDOS:
11- Tipos textuais no processo de ensino-aprendizagem: descritivo, narrativo, injuntivo (ou instrucional), preditivo, expositivo e argumentativo.
12- A inter-relação entre generos e tipos textuais. A
relação entre sequências tipológicas em gêneros textuais.

A cada encontro percebe-se que os cursistas estão mais seguros em relação á metodologia, ou seja, ao estudo da língua a partir do texto e à exploração das múltiplas leituras que se pode e se deve fazer dos textos; da produção de textos verbais e textos não-verbais.
O estudo das unidades 11 e12 foi mais tranqüilo (apesar de ainda reclamarmos do pouco tempo disponível). A aplicação dos AAAs e do Avançando na Prática em algumas U.E. ainda não está sendo realizada de maneira ideal, por conta da reprodução do material. Quando não há este problema, os alunos participam e já começam a aceitar a produção de texto sem muita resistência.
Oficinas para reconhecimento e produção da tipologia textual foram aplicadas, a professora Carmem, que já trabalhara a descrição, explorou em sua prática a produção de descrições no gênero poema. Textos instrucionais também foram objeto de estudo.
Os professores aplicaram os Aprofundando na Prática e concordam que é intensa a participação dos alunos nestas práticas. As dificuldades apresentadas por eles, normalmente vinculadas à escrita – ortografia, falta de organização das ideias e da estrutura do texto (coesão/coerência), estão sendo trabalhadas oralmente, ou com a correção coletiva. Temos insistido no planejamento de atividades que incluam leitura. Muita Leitura.
Quanto a atividade proposta aos cursistas – análise do texto para determinar se ele é ou não uma redação escolar, foi feita com bastante empenho e divertimento. Adoraram o texto. As equipes analisaram o texto e argumentaram, em sua análise constataram as marcas que comprovam que os gêneros podem ser usados de maneiras unusitadas.
Terminada a análise, expuseram suas conclusões e consideraram que este é um texto interessante e que pode ser usado com os alunos de séries mais avançadas.
Avaliaram a oficina como muito boa. Concluíram afirmando que o debate é uma técnica instigante para se discutir temas de interesse dos alunos, que foi uma boa sugestão.
































Nossos encontros são produtivos e acabam em "lanche"!!

domingo, 2 de agosto de 2009

RELATO DE OFICINA 3

SEMED – CRNoF I
BOM JESUS DO ITABAPOANA - RJ
RELATOS DE OFICINA

DATA: 06/05
OFICINA 5 TP3 UNIDADES: 09/10

TÍTULO DA UNIDADE: Gêneros e tipos textuais.
CONTEÚDOS: 09 - Semelhanças e diferenças na organização dos textos utilizados em diversos contextos. Competência sociocomunicativa. Classificação de gêneros.
10 - Características do gênero literário e do gênero não literário. O gênero poético.

Iniciamos a oficina lendo a fábula “A Cigarra e as Formigas – A formiga boa” de Monteiro Lobato e discutiu-se sobre o tema TRABALHO. Concluímos que algumas profissões são confundidas com lazer e que muitas ainda não são reconhecidas legalmente. A seguir, passamos aos

Parte I - COMENTÁRIOS E SUGESTÕES.
Os cursistas, agora mais seguros, consideraram as atividades Indo à Sala de Aula e Avançando na Prática relevantes e afirmaram que promoveram a participação dos alunos nas discussões e trabalhos realizados.
A maioria dos participantes do programa consideram o tempo para estudo, organização das atividades e aplicação das tarefas em sala de aula muito pouco o que dificulta o processo, pois fica tudo muito superfical.
Parte II - RELATO DE EXPERIÊNCIAS
As unidades 09 e 10 foram exploradas de diferentes maneira pelos cursistas, mas a abordagem dos diferentes gêneros e tipos foi feita e os alunos informados de que cada gênero de texto é utilizado se acordo com a situação sociocomunicativa.
Trabalhou-se com o reconhecimento, identificação e produção de textos de diversos gêneros. Os alunos se interessaram e participaram ativamente das atividades propostas.
A dificuldade encontrada pela maioria dos cursistas refere-se à produção de textos escritos. Há uma nítida resistência dos alunos em relação a esta tarefa.

Parte III - PROPOSTA DE ATIVIDADES
O grupo dividiu-se em equipes e cada uma escolheu o texto que iria explorar.
Duas equipes trabalharam o ‘Poema tirado de uma notícia de Jornal” de Manuel Bandeira e uma, a música “Bom Dia” de Gilberto Gil e Nana Caymmi.
A proposta de planejamento de atividades de leitura, interpretação e produção de texto foi realizada com certa facilidade pelas equipes que perceberam não ser tão complicado elaborar questões a partir de um texto. Uma das equipes demorou um pouco mais, pois ficou em dúvida em relação à escolha do texto. Quando decidiu o trabalho fluiu normalmente. Terminada esta fase, cada equipe apresentou os m resultados aos colegas.
Parte IV - AVALIAÇÃO
Duas equipes consideraram que, apesar do pouco tempo, a oficina foi muito boa, e que pode o material resultante pode ser utilizado com os alunos. A outra equipe, considerando a falta de experiência neste tipo de atividade, julgou-a boa. Encerramos comentando sobre leitura e escrita.


















sábado, 1 de agosto de 2009

RELATO DE OFICINA 2

SEMED – CRNoF I
BOM JESUS DO ITABAPOANA - RJ

DATA: 22/04
SESSÃO COLETIVA TP3 UNIDADES: 09/10

TÍTULO DA UNIDADE: Gêneros e tipos textuais.
CONTEÚDOS: 09 - Semelhanças e diferenças na organização dos textos utilizados em diversos contextos. Competência sociocomunicativa. Classificação de gêneros.
10 – Características de gênero literário e gênero não- literário

Deveríamos, hoje, ter desenvolvido a Oficina 5. No entanto alguns cursistas, que ainda estão se adaptando ao programa - e tiveram uma semana com feriados e avaliação escolar, por estar em final de bimestre – sentiram dificuldades em aplicar o Avançando na Prática e pediram que estudássemos um pouco mais, que simulássemos como deveria ser feito com os alunos. Assim o fizemos e falamos das dúvidas e questionamentos que mais os incomodavam.
Deixei claro para os professores que é um programa no qual todos estamos aprendendo e que este processo deve ser de muito estudo e planejamento, pois devemos estar seguros para conduzir nossos alunos. Orientei-os, ainda, para que ao aplicarem as atividades observem bem o que está bom e o que não foi produtivo, pois exatamente estas situações é que deverão ser colocadas em discussão e analisadas em nossos encontros.
Comentamos sobre a distinção entre GÊNEROS e TIPOS e a classificação dos textos em diferentes gêneros de acordo com a situação sociocomunicativa em que está sendo utilizado. Os cursistas concluíram que se deve explorar mais alguns gêneros que fazem parte do cotidiano do aluno e que nem sempre são levados para a sala.
O professor Renato da Mata apresentou sua Lição de Casa e as professoras Valéria Ramos e Alba Lívia Travassos teceram comentários sobre suas práticas. Ambos consideraram produtivo o trabalho e relataram que a participação dos alunos foi surpreendente.
Ao final do encontro, os cursistas responderam a Avaliação Diagnóstica – Perfil do Cursista.

RELATO DE OFICINA 1






SEMED – CRNoF I
BOM JESUS DO ITABAPOANA - RJ

DATA: 15/04/2009
SESSÃO COLETIVA TP3 UNIDADE: 09


CONTEÚDOS: Conhecimento e análise do material do Programa de Gestão da Aprendizagem escolar – GESTAR II

Neste encontro, após a apresentação dos cursistas, foi distribuído o material que será utilizado por eles durante o 1º período. Fiz uma explanação da metodologia utilizada no curso. Os cursistas fizeram o reconhecimento dos livros: TP3; AAA3 ( do professor) AAA3 (do aluno) e o Guia Geral.
Fizemos alguns comentários e orientamos como o cursista deverá usar o material, observando a relação existente entre os cadernos e os TPs, para facilitar os estudos de aprofundamento e a prática em sala de aula.
Começamos a elaborar o calendário e, prosseguindo, iniciamos a leitura do TP3 - Unidade 9.
Foi solicitado pelos presentes um tempo maior para as primeiras leituras e compreensão do material didático que irão utilizar em sala de aula. Alguns cursistas – maioria – consideram pouco o tempo disponível para explorar o material e aplicar os “Avançando na Prática”
Orientei-os a, primeiro, realizarem as leituras, seguirem as técnicas nestas duas semanas para avaliarmos o desenvolvimento do processo e irmos fazendo as adequações necessárias nos encontros vindouros.





AVALIAÇÃO DA SEMANA PRESENCIAL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DE BOM JESUS DO ITABAPOANA -RJ / SEMED
COORDENADORIA REGIONAL NOROESTE FLUMINENSE I / CRNOF I

AVALIAÇÃO DA SEMANA PRESENCIAL - NITEROI


FORMADOR: MIRLEY SOUZA VALADÃO ARÊAS


O 1º Encontro do Gestar II - RJ, ocorrido em Niterói, foi uma excelente ocasião para iniciarmos um processo de “formação continuada “ que se fazia necessária e que, há muito, desejávamos. Encontrar com profissionais da educação de diferentes regiões do estado e com os tutores – que são de estados diferentes – possibilitou, além da troca de experiências, a oportunidade de conversarmos sobre problemas comuns, de falarmos sobre nossas angústias e de ampliarmos conhecimentos.
Iniciaram o encontro com a apresentação da equipe de coordenadores e dos tutores e mostraram o vídeo “O Sabor e o Saber“, que nos encantou e nos ofereceu subsídios para uma discussão a respeito de como devemos trabalhar e, principalmente, como devemos LER ( o mundo e os diferentes textos que se nos apresentam).
O estudo programado para a semana foi intenso: conhecemos o material a ser utilizado por formadores e cursistas; e as atividades permitiram que os grupos se integrassem e criassem interessantes atividades. O grupo com o qual trabalhei é muito bom, de pessoas comprometidas com a educação e que querem realmente investir neste programa que propõe mudanças para que os objetivos de construção de conhecimentos e de um real letramento sejam alcançados. A tutora, com domínio de programa, conduziu com muita propriedade os encontros, deu-nos liberdade para desenvolver as atividades e respondeu, com segurança, as nossas dúvidas.
Foi uma semana de muito trabalho e que muito nos enriqueceu como profissionais e como seres humanos.

Mirley Valadão

segunda-feira, 11 de maio de 2009

ATIVIDADE 1 - MEMORIAL

Sou mãe, avó e professora.
Graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa. Ministrei aulas de Língua Portuguesa e de Literatura durante um bom tempo. Atuei em diferentes níveis de ensino (Fundamental, Médio, Profissionalizante e Superior). Exerci as funções de coordenadora de área, chefe de setor e diretora de departamento de educação. Atualmente trabalho no Setor Pedagógico da Coordenadoria de Ensino (CRNoF I) e como formadora (tutora) do Programa GESTAR II em Bom Jesus do Itabapoana.
Tenho paixão por meu trabalho, e sinto um prazer enorme em aprender. Estou sempre envolvida com atividades, projetos que contribuem para ampliar meus conhecimentos e partilhar minha experiência. Gosto de sentir "o sabor do saber".
Encanto-me com a arte de aprender em suas mais diferentes formas. Sempre acreditei que o saber , o conhecimento é o que torna melhor nossa vida. Gosto, também,de "pintar", bordar, fazer outros trabalhos manuais e de ficar com a família.
A leitura faz parte da minha história, pois desde muito cedo, devido às condições financeiras de minha família, nosso passatempo, meu e de meus irmãos, era ler jornais (comprados por meu pai) e revistas doadas por parentes e amigos. Mas isto foi maravilhoso em nossa vida, tornamo-nos leitores apaixonados. Amo ler e tenho paixão por Drummond. Atualmente, porém, tenho lido mais artigos, livros, ligados ao trabalho (GESTAR II) e ao curso de ARTES VISUAIS que estou fazendo a distância na UFES. No entanto, gostaria de registrar a leitura do romance A cabana, do autor canadense William P. Young, cuja história de sofrimentos e superação é interessante, e que muito me impressionou pela desmitificação que o autor faz da imagem de Deus. Leva-nos a refletir quão preso estamos a imagens fabricadas por outros, sem muito questionar. É instigante.
Mudanças e desafios são constantes em minha vida, penso que são molas propulsoras do crescimento do ser humano, e os aceito com bom humor.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Abertura Oficial do GESTAR II em Bom Jesus do Itabapoana - RJ

O Programa de Gestão de Aprendizagem Escolar - Gestar II foi oficialmente iniciado no dia 1º de abril de 2009, em reunião realizada no Instituto Superior de Educação de Bom Jesus do Itabapoana - RJ / ISEBJI-RJ, e contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Srª Sílvia Elena Almeida da Costa Linhares, da Chefe do Departamento de Desenvolvimento Educacional, Srª Andréa Martins Guedes, da Gerente de Ensino da CRNoF I, Maria Julia Gomes de Melo, das formadoras Kamilla Delatorre Aragão (de Matemática ) e Mirley Valadão (de Português), das formadoras de Itaperuna - Solange Bussade e Marília G. do M. Vargas, e dos professores cursistas.
Composição da mesa
Cursistas de Português e Matemática

Fizeram uso da palavra a Secretária Municipal, que situou o programa nas ações da Secretaria, explicou as responsabilidades daquele setor e falou do envolvimento que deveria existir por parte dos cursistas; a Gerente de Ensino relatou a parceria realizada com a Secretaria de Educação e fez referência à importância de se participar deste programa.


Secretária Municipal de Educação de BJI -RJ - Srª Silvia Elena

Gerente de Ensino - CRNoF I Srª Maria Julia

Formadora de Português - Mirley Valadão

Formadora de Matemática - Kamilla Delatorre

Dando seguimento ao evento, assistimos ao vídeo "O saber e o sabor" e refletimos sobre a sedução de aprender e o prazer de saborear o saber. Depois foi feita a apresentação do programa para os cursistas, utilizando o vídeo oficial do programa GESTAR II. Após a apresentação os cursistas se manifestaram a respeito do curso, questionando, tirando dúvidas. Foram agendadas as próximas reuniões/oficinas.

As formadoras Mirley e Kamilla fazendo a apresentação do Gestar II.


Cursistas assistindo ao vídeo 'O sabor e o saber" e à apresentação do Programa Gestar II.

A reunião foi encerrada com um lanche de confraternização.











GESTAR II - PORTUGUÊS / BOM JESUS - RJ






Bom Jesus do Itabapoana é uma pequena cidade, com cerca de 38.000 habitantes, está localizada na Região Noroeste fluminense, é banhada pelo rio Itabapoana que separa (ou une?) os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
Vejam um pouco da cidade!

Igreja Matriz de são Bom Jesus



Lago da Cidade - José G. Neves

Ponte da cidade - liga Bom Jesus do Itabapoana a Bom Jesus do Norte (Espírito Santo)