domingo, 2 de agosto de 2009

RELATO DE OFICINA 3

SEMED – CRNoF I
BOM JESUS DO ITABAPOANA - RJ
RELATOS DE OFICINA

DATA: 06/05
OFICINA 5 TP3 UNIDADES: 09/10

TÍTULO DA UNIDADE: Gêneros e tipos textuais.
CONTEÚDOS: 09 - Semelhanças e diferenças na organização dos textos utilizados em diversos contextos. Competência sociocomunicativa. Classificação de gêneros.
10 - Características do gênero literário e do gênero não literário. O gênero poético.

Iniciamos a oficina lendo a fábula “A Cigarra e as Formigas – A formiga boa” de Monteiro Lobato e discutiu-se sobre o tema TRABALHO. Concluímos que algumas profissões são confundidas com lazer e que muitas ainda não são reconhecidas legalmente. A seguir, passamos aos

Parte I - COMENTÁRIOS E SUGESTÕES.
Os cursistas, agora mais seguros, consideraram as atividades Indo à Sala de Aula e Avançando na Prática relevantes e afirmaram que promoveram a participação dos alunos nas discussões e trabalhos realizados.
A maioria dos participantes do programa consideram o tempo para estudo, organização das atividades e aplicação das tarefas em sala de aula muito pouco o que dificulta o processo, pois fica tudo muito superfical.
Parte II - RELATO DE EXPERIÊNCIAS
As unidades 09 e 10 foram exploradas de diferentes maneira pelos cursistas, mas a abordagem dos diferentes gêneros e tipos foi feita e os alunos informados de que cada gênero de texto é utilizado se acordo com a situação sociocomunicativa.
Trabalhou-se com o reconhecimento, identificação e produção de textos de diversos gêneros. Os alunos se interessaram e participaram ativamente das atividades propostas.
A dificuldade encontrada pela maioria dos cursistas refere-se à produção de textos escritos. Há uma nítida resistência dos alunos em relação a esta tarefa.

Parte III - PROPOSTA DE ATIVIDADES
O grupo dividiu-se em equipes e cada uma escolheu o texto que iria explorar.
Duas equipes trabalharam o ‘Poema tirado de uma notícia de Jornal” de Manuel Bandeira e uma, a música “Bom Dia” de Gilberto Gil e Nana Caymmi.
A proposta de planejamento de atividades de leitura, interpretação e produção de texto foi realizada com certa facilidade pelas equipes que perceberam não ser tão complicado elaborar questões a partir de um texto. Uma das equipes demorou um pouco mais, pois ficou em dúvida em relação à escolha do texto. Quando decidiu o trabalho fluiu normalmente. Terminada esta fase, cada equipe apresentou os m resultados aos colegas.
Parte IV - AVALIAÇÃO
Duas equipes consideraram que, apesar do pouco tempo, a oficina foi muito boa, e que pode o material resultante pode ser utilizado com os alunos. A outra equipe, considerando a falta de experiência neste tipo de atividade, julgou-a boa. Encerramos comentando sobre leitura e escrita.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário