segunda-feira, 3 de agosto de 2009

RELATO DE OFICINA

OFICINA 6

SEMED – CRNoF I
BOM JESUS
DO ITABAPOANA - RJ

DATA: 20/05
TP3 UNIDADES: 11/12

TÍTULO DA UNIDADE: Tipos textuais / A inter-relação entre gêneros e tipos textuais.
CONTEÚDOS:
11- Tipos textuais no processo de ensino-aprendizagem: descritivo, narrativo, injuntivo (ou instrucional), preditivo, expositivo e argumentativo.
12- A inter-relação entre generos e tipos textuais. A
relação entre sequências tipológicas em gêneros textuais.

A cada encontro percebe-se que os cursistas estão mais seguros em relação á metodologia, ou seja, ao estudo da língua a partir do texto e à exploração das múltiplas leituras que se pode e se deve fazer dos textos; da produção de textos verbais e textos não-verbais.
O estudo das unidades 11 e12 foi mais tranqüilo (apesar de ainda reclamarmos do pouco tempo disponível). A aplicação dos AAAs e do Avançando na Prática em algumas U.E. ainda não está sendo realizada de maneira ideal, por conta da reprodução do material. Quando não há este problema, os alunos participam e já começam a aceitar a produção de texto sem muita resistência.
Oficinas para reconhecimento e produção da tipologia textual foram aplicadas, a professora Carmem, que já trabalhara a descrição, explorou em sua prática a produção de descrições no gênero poema. Textos instrucionais também foram objeto de estudo.
Os professores aplicaram os Aprofundando na Prática e concordam que é intensa a participação dos alunos nestas práticas. As dificuldades apresentadas por eles, normalmente vinculadas à escrita – ortografia, falta de organização das ideias e da estrutura do texto (coesão/coerência), estão sendo trabalhadas oralmente, ou com a correção coletiva. Temos insistido no planejamento de atividades que incluam leitura. Muita Leitura.
Quanto a atividade proposta aos cursistas – análise do texto para determinar se ele é ou não uma redação escolar, foi feita com bastante empenho e divertimento. Adoraram o texto. As equipes analisaram o texto e argumentaram, em sua análise constataram as marcas que comprovam que os gêneros podem ser usados de maneiras unusitadas.
Terminada a análise, expuseram suas conclusões e consideraram que este é um texto interessante e que pode ser usado com os alunos de séries mais avançadas.
Avaliaram a oficina como muito boa. Concluíram afirmando que o debate é uma técnica instigante para se discutir temas de interesse dos alunos, que foi uma boa sugestão.
































Nossos encontros são produtivos e acabam em "lanche"!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário